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Turnê Estados Unidos da América

Turnê Do Forró do Grilo A New York*

Para Lima (2005), o forró eletrônico em que foi criado no Nordeste do Brasil, década de 90, mais precisamente, no Ceará, com a banda Mastruz com Leite, e disseminado pelo país afora e também pelo estrangeiro, como exemplo da “destradicionalização” do chamado forró tradicional ou o forró clássico, digamos assim, é uma mensagem cultural que seleciona elementos do passado – o forró tradicional, que teve sua inserção na mídia do “Sul” do país, através de Luiz Gonzaga – “Rei do Baião” – Jackson do Pandeiro, Trio Nordeste, já na década de 50 – que também apresenta elementos do futuro a ponto de construir um presente comercial de sucesso.

Assim, os gringos nos chamaram, e como não atendê-los. Depois do esplendoroso sucesso da Turnê de 10 anos no Brasil, era hora de voltar e apresentar a eles o novo trabalho que foi inclusive feito em homenagem a essa passagem da banda em terras americanas, e com isso levar a Estátua da Liberdade a tocar o nosso acordeom.

Em 2003 a Banda de Emanoel Gurgel, Mastruz com Leite, fez shows em três cidades norte-americanas (Stamford, Newark , Revere), iniciando o processo de internacionalização da cultura do forró. A viagem se deu de Fortaleza, aeroporto Pinto Martins, a São Paulo, e depois o destino final: Nova York, Estados Unidos. 



Para os integrantes muita ansiedade:

Essa é uma Banda vitoriosa. Tudo que a gente faz acaba dando certo. Vamos com essa convicção (CILENE, Kátia, vocalista da Banda Mastruz com Leite , 2003, p. 22).
Eu saí de Ipueiras, no sertão do Ceará, e agora já viajo para os Estados Unidos. Isso é bom demais.(JUAREZ JUNIOR, vocalista da Banda Mastruz com Leite , 2003, p. 22).
Saímos do aeroporto, passamos pelo centro de New York, vimos o local do World Trade Center, a ponte de Manhattan, o bairro Chinattown (bairro chinês). Tudo era interessante para nós, inclusive à diversidade de raças. Havia americanos, asiáticos, europeus, todos com um só objetivo: o famoso sonho americano. Saímos de New York e entramos em New Jersey, onde fomos recebidos pela famosa Estátua da Liberdade. Bem, daí por diante teríamos três shows: o primeiro em Stamford, no Estado de Connecticut; o segundo em Newark, no Estado de New Jersey e o terceiro em Revere, no Estado de Massachusetts (NASCIMENTO, Bete, vocalista da Banda Mastruz com Leite, 2003, p. 22).

O público que participou dos shows do Mastruz com Leite nos Estados Unidos era, em sua grande maioria, brasileiros, mineiros e também muitos conterrâneos, ou seja, muitos nordestinos que moram nos EUA e conhecem a Banda. De acordo com a vocalista Bete Nascimento, “em todo canto do mundo tem que ter um cearense”.

Em um dos shows várias pessoas foram com camisetas padronizadas. Uma delas tinha a seguinte inscrição: “Mastruz com Leite, 100% Ceará”. As vestimentas do público que dançavam o forró também revelavam a identidade cultural regional. Um dos participantes, pernambucano, foi de chapéu de couro; outros foram vestidos com a camisa do time de futebol do Ceará; outros com a camisa do Brasil. Ou seja, uma mistura de símbolos regionais e nacionais.


Uma curiosidade, comprovando através da internacionalização da mídia brasileira e também dos produtos da nova indústria cultural nordestina, os integrantes da Banda Mastruz com Leite tiveram muita preocupação, em princípio, com a alimentação. Mas, para a felicidade deles, só frequentaram restaurantes brasileiros e de brasileiros que sintonizavam a Rede Globo: em um deles a TV estava sintonizada obrigatoriamente na Rede Globo (NASCIMENTO, Bete, vocalista da Banda Mastruz com Leite, 2003, p. 23). É um exemplo claro da internacionalização da nossa mídia e da referência que a mesma tem fora do Brasil junto aos brasileiros.

O maior espanto da vocalista Bete Nascimento foi que em algumas cidades, como Newark tem tantos brasileiros que as lojas vendem somente produtos made in Brazil, desde o xampu à roupa, só o preço que é em dólar. Em cidades como essa, o idioma mais falado é o português (NASCIMENTO, Bete, vocalista da Banda Mastruz com Leite, 2003, p. 23). 

A turnê “Do Forró do Grilo A New York” rendeu a Mastruz com Leite shows nesses países, apresentando ao público sucessos novos como “Sereia do Mar” e o eterno solo “Do Forró do Grilo A New York”, esse solo foi o marco da banda nessa turnê e que acompanhou nos shows realizados por ela durante muitos anos ainda.

*Nome dado genericamente por nós, pois não era uma turnê propriamente dita.

Fonte: "A Produção E Circulação De Conteúdo Na Mídia Regional: O Caso Da Rede Somzoom Sat" e "Somzoom Sat: do local ao global".