Novidades

E os Pocketshows?


Quando deparamos com à atribuição da internet em nos auxiliar no processo de quarentena, e que delas os artistas teriam um mecanismo de voltar a se apresentar - mesmo que de modo limitado pelo corpo de músicos e técnicos -, viu-se uma boa ideia de minimizar o atual estágio do mundo.

Não é preciso enfatizar o porque das lives, pois cada um possui o seu propósito. Vimos que arrecadar fundos e mantimentos balizavam o teor da existência dessas transmissões; atualmente, porém, massificaram tanto, mas tanto que posso dizer: cansou.

Não pelo benefício em ajudar ao próximo, já que essa é uma tarefa que jamais satura; entretanto, apesar de se ver nas entrelinhas essa função social, são apresentadas outras características para a realização destas e que não mais atraem o público geral, ao menos, são resultados que os números nos apresentam.

Se somarmos as três "principais" lives em que a Mastruz com Leite participou e realizou: A primeira live Sons do Bem (08 de maio), a transmissão do São João de Todos no canal Sua Música (04 de junho), a do Encerramento dos Festejos Juninos (27 de junho) e a última A Minha, A Sua, A Nossa História (08 de agosto), e observarmos apenas os dados das transmissões dos canais principais (com exclusão do Sua Música, pois no canal da plataforma não ficaram disponíveis para acesso posterior), teremos os seguintes resultados (14 de agosto de 2020):

1 - Live Show (Sons do Bem) - 3.936.065 visualizações
2 - Encerramento dos Festejos Juninos: 1.513.099 visualizações
3 - A Minha, A Sua, A Nossa História: 909.431 visualizações*

Obviamente que há questionamentos quanto ao período da realização delas até o presente dia, sem esquecer que o hype também é um elemento bastante levado em conta. Talvez aqui para a Mastruz com Leite não devesse existir, pois, muito se esperou da banda mãe na sua primeira transmissão em seu canal oficial, e lá a mesma correspondeu. Os 2.7 milhões de visualizações em menos de 2 dias comprovam isso.

Assim criou-se uma nova expectativa em cima da participação do Forró Cavalo de Pau para a última live. Uma repercussão impar para que a Mastruz com Leite mantivesse o seu engajamento estabilizado, e através disto alavancar (não que precisasse) a banda irmã, mostrando todo o potencial musical de ambas no cenário do forró.

Para um título como "A Minha, A Sua, A Nossa História", teasers ou pequenos vídeos com cantores cantando canções da outra banda, torcemos com figas para que isso realmente fosse explorado, algo que nem o mais aficionado fã esperava que não fosse acontecer, mas infelizmente não aconteceu.

Não que somos responsáveis diretamente pela estrutura que são realizadas nos projetos dos grupos musicais, mas certamente os fãs são as ferramentas mais próximas para expor feedback do que se apresenta aos seus ouvidos e olhos, certamente apresentando outras perspectivas.

A verdade é que esperávamos uma transmissão mais enxuta, explorando com profusão uma ordem cronológica das histórias da Mastruz com Leite e do Cavalo de Pau, afinal, assim a temática foi apresentada.

Certamente que a preocupação em atingir à maior gama dos espectadores que só querem ver música em cima de música, sem questionar a relevância para o lado mais apurado da obra - nítido nas transmissões de outros artistas - é levado em consideração, contudo isso faz com que os fãs mais atentos e que acompanham o trabalho do artista sintam-se desgostosos.

Designando os momentos, discos, compositores, vozes que gravaram os respectivos sucessos, porque não o momento do forró na época e afins, e mais do que isso, cantando sucessos que foram gravados nas vozes  dos vocais que fazem parte da atual frente dos dois grupos musicais, poderiam sim ter sido explorados como aparentava que seria.

Atrelado a tudo isso, a oportunidade de existir um mixe entre os cantores e os músicos, executando sucessos em um setlist mais enxuto, sem o modo engessado de cada qual cantar suas respectivas canções poderia estar presente.

O resultado, uma live semelhante a anterior, semelhante aos shows presenciais, e o Forró Cavalo de Pau designando à Mastruz com Leite como a principal atração, sendo que a mesma tem tanto peso para o cenário do forró como a banda mãe.

O lado positivo das lives é que estas dão a oportunidade da saída da chamada zona de conforto. Ora, sabemos que a grande massa que consome a Mastruz com Leite, por exemplo, quer ouvir A Saga de um Vaqueiro três vezes na mesma transmissão, já para os fãs mais assíduos o que se deve prevalecer são as novidades e as surpresas que precisam estar presentes nessa balança, obviamente, sem esquecer a história contada através de suas canções.

Fica o relato positivo em busca da nova abertura com a colocação do tema "Somos Mastruz com Leite" (um pedido de anos dos fãs mais intimistas da banda), e a consciência que o tempo de ensaio e repasse de novas colocações requer a maturação de um maior trabalho para algo que se venha a realizar.

A Mastruz com Leite possui trinta anos de muitos sucessos e é dona de uma rica história traçada, e certamente isso é naturalmente compreendido por todos que sabem do cenário forrozeiro. A Cavalo de Pau não fica longe disso, muito pelo contrário.

Como já colocamos em outros posts deste site, o Forró das Antigas foi um "achado" dos fãs que não só salvaram o tradicional gênero nordestino, bem como outros artistas consagrados de outros viés têm se apegado a essa temática.

Aqui, não são shows com a "preocupação" em atingir o grande público que quer ouvir Saga de Um Vaqueiro três vezes, aqui assim como lá nos shows, estão os que querem ver ser explorado outros modos, pois acreditamos no potencial que sempre existiu durante essas três décadas de vida, sem aparentar o mais do mesmo.

É hora de arriscar e mostrar a Mastruz com Leite como mais do que uma banda de forró das antigas, mas uma banda de forró (ponto).

Diante disso queremos saber a opinião de vocês: Vocês acham que a forma de transmissão de lives ainda agradam ou não agradam? Respondam o questionário abaixo e fique a vontade em comentar, a sua opinião é muito importante.



* Somatório dos canais oficiais no Youtube da Mastruz com Leite e Forró Cavalo de Pau

Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)