Review - DVD Acústico "Tempo para Tudo"
Gravado e lançado em 2020, o DVD acústico do Mastruz com Leite “Tempo para tudo” foi uma grata surpresa que os fãs tiveram no finalzinho do ano passado. Esse projeto é o primeiro da carreira em que a banda lança seus sucessos em uma versão mais intimista. O repertório conta com grandes clássicos da banda e de outros artistas, além de 2 faixas inéditas.
Antecedentes
Inicialmente o DVD de 30 anos do Mastruz seria gravado ainda no primeiro semestre de 2020. No entanto, com o avanço da Covid 19 a partir do mês de março , os planos tiveram que ser mudados e grande parte das comemorações tiveram que ser feitas através das lives realizadas pela banda durante o período mais crítico da pandemia. Durante a live “Todos Cantam Mastruz” transmitida em 26 de setembro , Rebeca Gurgel declarou que esta seria a última celebração de 30 anos, meio que frustrando ainda quem aguardava o tão sonhado DVD.
Mas em novembro surgiu uma luz no fim do túnel. O Mastruz deu indícios que algo novo viria no ar, através de posts nas redes sociais cercados de mistérios. Eles mostravam o movimento dos músicos nos estúdios da SomZoom, fazendo ensaios e gravações do repertório, tudo claro, com o áudio dos posts no mudo para não estragar a surpresa.
Em 08 de dezembro, o Mastruz anuncia nas redes sociais a boa nova e no mesmo dia é realizada a gravação oficial do projeto. As publicações daquele dia, já mostravam pequenos spoilers da cenografia e do clima de ansiedade nos bastidores por parte dos músicos e equipe. Além da frente de vocalistas, também foram convocados os músicos Jean Batera (cajón) e Neném Esmério (sax). No time de músicos convidados tivemos as presenças de Ferreira Filho (arranjos e teclados), Rogerinho (guitarra), Jorginho Bass (baixo) e pela primeira vez dando o ar da graça em um registro audiovisual do Mastruz, o sanfoneiro maestro da SomZoom, Valdecir Araújo. Para a direção de performance e stylist dos músicos, foi requisitada a fashionista Dyva Silveira, que tem no seu currículo trabalhos com Wesley Safadão, Dilsinho, Gustavo Mioto, entre outros.A cenografia e iluminação ficou por conta da Carga Criativa. A Imaginar Filmes por sua vez, respalda pela captação de imagens e o áudio ficou a cargo da própria SomZoom Stúdio.
O primeiro EP foi lançado no dia 18 de dezembro trazendo 6 faixas: A clássica “Meu vaqueiro, meu peão” (Rita de Cássia) na interpretação diferenciada de Renara Santos; A romântica das românticas “Barreiras” (Rita de Cássia) com a doçura de Ingred Sousa; a inédita “Hora de Me Declarar” (Alessandro Mello) na voz segura e concisa de Larissa Ferreira; “Avoante”(Accioly Neto) em uma versão modão sertanejo na voz de Neto Leite. Mas as outras 2 faixas restantes chamaram a atenção pela entrega de seus intérpretes, no caso “Se Lembra Coração” (Luiz Fidélis/ Ferreira Filho) num dueto apaixonante de Vanderson e Ingred e a arrebatadora “Ligação Errada”(Rita de Cássia), numa nova roupagem e toda sensibilidade da caçulinha do Mastruz, Mara Rodrigues.
Ainda no dia 22 de dezembro, foi realizada uma live de lançamento mostrando prévia das faixas que viriam a ser lançadas e logo após, a liberação do primeiro clipe oficial do DVD, tendo como “Meu vaqueiro, meu peão” como vídeo de estreia. Os vídeos dos outros clipes referentes ao primeiro EP vieram na sequência sendo postados no You Tube a cada 2 dias.
O segundo EP é lançado já em 2021, mas especificamente no dia 8 de janeiro trazendo mais 5 faixas: O hit atemporal “Saga de um vaqueiro” (Rita de Cássia), que teve seu vídeo oficial lançado simultaneamente com o EP; O medley “Timidez/ Brincar de Amar” (Rômulo Santaray / Ferreira Filho); A regravação de “Tempo para Tudo”( Kátia di Troia / Ronaldo de Castro) faixa que carrega o título do DVD, vem na interpretação marcante de Larissa Ferreira; Serpente (Rita de Cássia), clássico de 1996 da Banda Som Do Norte em uma nova versão com a energia de Vanderson Araújo e o destaque vai para “Dois Amantes” (Judivan Macedo / Guedes Neto) num dueto incrível de Neto e Larissa. Seguindo a lógica do EP anterior, os vídeos com clipes no You Tube também foram liberados a cada 2 dias.
E por fim, a terceira e última parte do DVD é liberada nas plataformas no dia 22 de janeiro contendo 4 faixas: A tarimbada “Parabéns, Meu Amor” (Rita de Cássia) em mais uma interpretação belíssima de Larissa Ferreira; “Mulher Digital” (César Costa), um arrocha acústico como uma mais novidade inédita do projeto; Receita Perfeita (Rômulo Santaray / Ferreira Filho) na voz de Neto Leite e mais um dueto romântico “Pra gente voltar” (Rita de Cássia) com Vanderson e Mara.
Ainda no dia 6 de fevereiro, o Mastruz lança a versão deluxe do audio do DVD trazendo “Razões” (Ferreira Filho) como faixa bônus do projeto. Era esperado que mais músicas fossem liberadas, tendo em vista que foram gravadas pouco mais de 35 canções e acho que umas 4 faixas a mais de bônus fecharia com chave de ouro a track list. Em 12 de fevereiro, é postado no canal da banda a íntegra do DVD.
Repercussão
O acústico da banda mãe está tendo uma excelente aceitação por parte dos fãs. O feedback por parte do público já soma pouco mais de 2 milhões e trezentas mil views acumuladas nos clipes liberados no You Tube, um retorno bem positivo para uma banda que está há mais de 30 anos no mercado.
O DVD Acústico do Mastruz veio para reforçar plenamente a capacidade da banda em se renovar nesses anos todos de mercado, provando que o forró das antigas ainda tem muito frutos a dar, perpetuando suas raízes por várias e várias gerações de amantes do mais puro e bom forró estilizado. Afinal, Mastruz é Mastruz!
Nenhum comentário
Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)