Conheça os Vocalistas

Novidades

MASTRUZ COM LEITE É ATRAÇÃO DA FESTÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO EM EXTREMOZ (RN)

Extremoz

De 22 a 24 de setembro irá acontecer no município de Extremoz (RN) a Festa de São Miguel Arcanjo com a presença do Mastruz com Leite.


A Festa de São Miguel Arcanjo se tornou patrimônio imaterial, histórico, cultural do Rio Grande do Norte, segundo uma nova lei estadual sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (28).

O projeto de lei havia sido aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa e foi apresentado pelo deputado Subtenente Eliabe. O dia 29 de setembro fica instituído, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Norte, para celebrar a Festa de São Miguel Arcanjo, Padroeiro da cidade de Extremoz.

Atrações confirmadas para as festividades deste ano são:

Quinta-feira: Eliane e José Orlando

Sexta-feira: Vicenty Nery

Sábado: Mastruz com Leite, Briola e Xodó Nordestino

Entrada custa R$ 15,00 + 1kg de alimento não perecível. 


Um pouco da história.

Além de Padroeiro do município, São Miguel também dava nome à primeira igreja construída pelos jesuítas, em 1607. Erguida em estilo colonial, media 16 metros de altura, 13m de largura e 30m de comprimento. As paredes tinham 80 centímetros de largura. Somente em 1759, após a expulsão dos Jesuítas, o município recebeu o nome de Vila Nova de Extremoz.

A lenda de um tesouro escondido pelos jesuítas, enterrado no alicerce do templo, levou a depredação do prédio e, desde então, ficaram somente ruínas. O cruzeiro na área onde existia a igreja simboliza o marco dos jesuítas que chegaram naquela época para a missão.

Em 18 de agosto de 1855 a Vila Nova de Extremoz do Norte se juntou ao povoado de Boca da Mata, com a denominação de “Vila de Ceará Mirim”. Já em 1892, virou o distrito pertencente à Ceará-Mirim. Em 4 de abril de 1963, Extremoz tornou-se novo município, emancipando-se Ceará-Mirim.

Também com o nome de São Miguel, a nova igreja matriz foi criada por alvará régio do Rei Dom José de Portugal em 06 de junho de 1755.

Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)