VALEU POR TUDO, DEDEZINHO!
Depois de quase seis anos, Vanderson Araújo se despede dos vocais do Forró Mastruz com Leite
Nós até tentamos – era algo muito forte que tínhamos no coração, ao ponto que quase esquecemos que estávamos passando por cima de uma vontade muito particular; hipócrita eu fui por assim dizer –, mas acabou que não rolou, e infelizmente o nosso Dedezinho não faz mais parte dos vocais do Forró Mastruz com Leite.
A demora para escrever a respeito sobre a passagem desse querido cantor nos vocais do Forró Mastruz com Leite se justifica por todos os embrolhos de emoções que fomos pegos nessas últimas semanas: o vazamento de sua possível saída, a chegada de um novo cantor, o concurso da nova voz que estava por vir, a perda precoce da nossa Poetisa Rita de Cássia, tudo isso se transformaram em ondas gigantescas de pensamentos e sensações que somente agora pude parar com calma para escrever a respeito do assunto. Claro que a vida pessoal também tem feito com que esse hobby ficasse cada vez mais secundário, mas tudo bem, falar do Mastruz com Leite e sobre os seus acontecimentos fazem parte do meu dia-a-dia com muita felicidade, e falar do Vanderson Araújo também é motivo dessa imensa alegria.
Cantor desde os oito anos de idade, o querido Vanderson Araújo tem na imagem do seu pai a figura que o incentivou a se tornar um artista musical. Através de uma tradicional seresta de nome "Tiro de Guerra" na cidade de Quixeramobim no Estado do Ceará, onde um amigo seu de longa data rotineiramente cantava, surgiu o convite e seu pai o levou para o evento em que ele também cantaria. A música escolhida foi a “Morango do Nordeste”.
Seu pai continuou a incentiva-lo e aos poucos Vanderson foi pegando gosto pela música. Ele que se declara fã do cantor Carlos Rilmar, foi através da figura desse artista e de seus discos gravados que Vanderson canalizou em realmente querer se tornar um cantor igual ao seu ídolo. Com doze anos, através de um convite, o nosso querido Dedezinho foi cantar numa banda chamada "Forró Total", sempre acompanhado do seu pai, que só assim pôde começar a viajar com o grupo musical para tocar, permanecendo por lá durante o período de um ano. Logo depois, ele recebeu um convite de um grupo da cidade de Quixadá, também no Ceará. Porém, antes disso, o cantor chegou ainda a gravar um disco intitulado “Dedezinho e nas séries dos teclados”. Natural da cidade de Quixeramobim, Vanderson durante seu início de carreira, ainda na fase de transição de criança para adolescente, passou por algumas situações complexas, entre elas a de ser pedido para se retirar do palco por algumas pessoas do público.
Tendo como referências no forró romântico vozes como Batista Lima, Dão Lopes, Daniel Diau, o cantor jamais deixou-se abater pelas críticas gratuitas. Aos quatorze anos, quando ele foi para a cidade de Quixadá, chegou a fazer parte de uma banda chamada "Dose de Amor", onde passou praticamente seis anos por lá. Quando os proprietários resolveram dar por encerrada as atividades da banda, um deles o auxiliou na sua ida para a cidade de Fortaleza, e assim o Vanderson passou a fazer parte da banda "Forró de Ouro", onde teve uma breve passagem. Logo em seguida, com uma indicação para a SomZoom e contrato fechado, Vanderson entrou no grupo para inicialmente fazer parte da banda "Mirela e Doce Aventura", onde cantou por um breve tempo. Com o encerramento da banda, ele então foi colocado inicialmente para fazer back-vocal no "Forró Cavalo de Pau", onde inclusive gravou o segundo DVD de carreira da banda na cidade de Fortaleza. Aos poucos o cantor foi crescendo no grupo musical. E como cresceu!
O Cavalo de Pau é um grupo ao qual eu não faço mais parte, mas que vou levar para o resto da vida.
Resolvido em dá uma pausa na sua carreira em virtude do alto índice de shows que a banda realizava, Vanderson Araújo voltou para a cidade de Quixeramobim, onde durante certo período fez barzinho (voz e violão) com o seu irmão. Com três meses depois, foi feito o convite para enfim fazer parte dos vocais da nossa querida banda Mastruz com Leite já no mês de janeiro de 2017. Desde a sua chegada o cantor já deixou a sua marca; com bastante carisma, além de uma enorme desenvoltura, Dedezinho ficou marcado por ser enxergado como um “garoto do bem”, adjetivação que ecoou por todos os bate-papos que tivemos com fãs que tiveram momentos para alguma troca com cantor, seja um segundo para o registro fotográfico à um bom e belo bate-papo.
Desde a sua chegada na banda mãe, o jovem e já experiente cantor foi deixando a sua marca em alguns trabalhos do Mastruz com Leite, entre eles está o CD Promocional gravado no ano de 2017 em que ele gravou os sucessos “Na Ponta do Pé”, “Baião de Dois”, “Cavalo Lampeão” e “Avoante”, seguido pela gravação do 47º disco da banda, o "São João de Todos Os Tempos", onde empresta o seu talento ao cantar “Olhinhos de Fogueira”, “Só o Filé”, “Trem do Forró”, “Arraiá da Capitá”, “Forrobodó”, “Seis Cordas”, “Na Ponta do Pé” e “A Rural”. Além desses trabalhos, Dedezinho também gravou o MP3 "Terapia - Forró Sem Efeito Colateral" e regravou o sucesso "Não Vou Ficar Sozinho". Vale destacar que é em sua voz a existência de jingles gravados durante o período de pandemia, neste caso os jingles do mercado "Super Lagoa" e o do "Pitu" que tocaram bastante nas livestream nos anos de reclusão de pandemia.
Brilhante como sempre e se mostrando cada vez mais como um cantor versátil, Vanderson brilhou ao cantar “A Um Passo da Loucura”, “Cara a Cara”, “Avoante” e “Destino” no projeto Acústico Imaginar no ano de 2018 e já em 2020 soltou o gogó brilhando no DVD Acústico “Tempo Para Tudo”. O cantor emprestou seu talento para esse trabalho cantando as pérolas do forró "Pra Gente Voltar", "Serpente" (inédita nos trabalhos da Mastruz com Leite), "Se Lembra Coração" e a inédita "Mulher Digital".
No ano passado, Dedezinho também fez parte do trabalho do Forró Mastruz com Leite que homenageou a Poetisa Rita de Cássia. Nos três álbuns “Canta Rita de Cássia” o nosso querido cantor soltou a voz ao interpretar “Não Brigue Comigo”, “Pescador”, “Jeito De Amar”,” Serpente”, “Quem Ama Não Faz Sofrer”, “Cara De Pau”, “Pensamentos Meus” e “Atire A Primeira Pedra”, assim como gravou também no mesmo ano o EP “Acústico Imaginar Pé-de-Serra” ao cantar “Razões”, “Tudo Era Você” e “Viajar no Teu Céu” e o DVD "Rolê Junino", cantando as músicas "Você De Lá e eu De Cá", "Olhinhos de Fogueira", "Só o Filé", "Forró Folia", "Mulher Monumento", "Festa de Balão", "Explodindo de Paixão", "São João é Tradição" e "Rolê Junino".
Agora em 2023 ele nos fez chorar de emoção ao interpretar grandes sucessos do forró no projeto que reuniu as bandas irmãs Mastruz com Leite e Cavalo de Pau (“Acústico Imaginar Mastruz & Cavalo”). Ainda bem que isso fica para a posteridade, pois aqui podemos sempre que quiser revê-lo brilhar ao cantar “Sereia do Mar”, “Princípio, Meio e Fim”, “Incertezas”, “Sem Amor Não Dá”, “Quando Você Quiser Voltar” e “Carruagem”. Outra grata surpresa para os nossos ouvidos, foi ouvi-lo em dueto com o cantor e compositor Batista Lima na canção “Frente a Frente”, essa que também saiu em videoclipe.
Ter uma trajetória musical como vocalista que doou o seu talento em duas bandas de forró como Mastruz com Leite e Cavalo de Pau não é para qualquer um, não é para qualquer um mesmo! É indiscutível que as portas da SomZoom estão bem abertas para que uma pessoa de tão bom coração, que sempre nos tratou de sorriso no rosto e nos palcos da vida esbanjada só simpatia, amor e dedicação ao que fazia, faz da imagem do Vanderson Araújo ser lembrada desde então com bastante saudades.
Sua estrela é gigantesca! Essa luz brilha por todos os cantos que chega e esperamos que um dia nessas estradas da vida estejamos em um cantinho aconchegado com a sua presença, e obviamente desfrutando a sua voz, para que novamente possamos sentir o coração ser enraiado de seu brilho. Valeu Dedezinho, muito obrigado por ter levado a bandeira do nosso forró e ter contribuído enormemente para o legado da nossa banda querida.
Post Comment