Novidades

IMAGINA SE O MASTRUZ COM LEITE LANÇASSE OUTTAKES?

Mastruz com Leite

Você sabe o que são Outtakes? Pois vamos falar um pouco sobre eles aqui e abrir um questionamento sobre a possibilidade de termos os do Forró Mastruz com Leite.


Outtakes, ou um "take", são gravações que ficaram de fora daquela determinada obra que o artista gravou. Por exemplo, digamos que o Forró Mastruz com Leite esteja fazendo suas gravações de um disco, realizando diversas sessões, daí grava uma quantidade determinada de músicas e seleciona as que entraram naquele disco e as que ficaram de fora muitas das vezes acabam "sobras" de material, os chamados "Outtakes".


Não é de agora que várias artistas de diversos gêneros têm lançado produtos oficiais contendo esses Outtakes para os seus fãs mais assíduos colecionadores terem em mãos esse material que anteriormente não foi lançado. Acontece desses Outtakes serem lançados em um outro disco posterior, onde nem acabamos percebemos que aquela música na verdade foi uma "sobra" de estúdio, assim como também ocorre do artista lançar em um outro momento como um material inédito, uma espécie de "bônus track". Talvez, a banda que mais tenha feito esse tipo de produto seja os Rolling Stones e o seu trabalho "Tattoo You" é um grande exemplo de Outtakes que muitos creem que seja um trabalho desenvolvido como um outro qualquer.


Como bem disse, essas "sobras" muitas das vezes são capazes de serem transformadas em um disco cheio daqueles que nos acostumamos a adquirir em lojas, claro que a depender de sua organização o trabalho fique com aquele caráter de colagem e não com um conceito que são sempre empregados por trás de toda uma obra fonográfica bem produzida.


E como isso pode reverberar positivamente para nós do Forró Mastruz com Leite? É só imaginar que podemos ter em mãos materiais oficiais que foram gravados em estúdios durante esses 33 anos (atualmente) de banda e que não foram lançados. Podemos citar, além de obviedades como testes de gravações de músicas que ouvimos em voz de tal cantor terem sido também gravadas por outras vozes. Algo que vale citar e foi disponibilizado na época e caracteriza-se como um Outtake, e o da cantora e nossa Madrinha Nara Fidélis cantando a canção "Ao Passo da Loucura" no ano de 2010.


Além do mais, também podemos ter em mãos testes de outros arranjos das canções que já conhecemos, há também a possibilidade de termos algo gravado em estúdio por cantores que passaram pelo Mastruz com Leite, aos quais não tiveram nada oficialmente registrado em suas vozes. Estamos falando do Nunnes Vasconcelos, da própria Nara Fidélis, da Solange Lima, da Beth Mota, da Lucinha Owens, do Valdo, da Simone Vox, dentre outras possibilidades de materiais que não precisamos ser apenas em versão de áudio, bem como também de vídeo.


Outtakes são diferentes das Demo Tapes, assim como são diferentes dos discos em Bootlegs, pois esses materiais são exclusivos das produtoras ou dos artistas em questão.


Conheça as Demos Tapes do Forró Mastruz com Leite

Conheça os Bootles do Forró Mastruz com Leite


Esses discos "bônus" com toda a certeza irão enriquecer (e não engordar) a discografia da banda, e ao contrário do que alguns podem está pensando não afetaria qualquer quesito sobre a formação atual do Mastruz com Leite já que basta uma simples compreensão de que são produtos que deveriam também ser pertencentes aos fãs sem qualquer distinção de valor de sua época. 


Imagina se soubéssemos a existência da gravação de "Meu Vaqueiro, Meu Peão" que fez 30 anos na voz da Beth Mota registrada na época? Imagina uma vinheta com solos do Zezinho da Paraíba com o Jorge Nobre, assim, sendo algo de 2min se for o caso? Imagina ter o Lalá gravando "Saga de Um Vaqueiro" antes do Neto Leite ter gravado? Pensar em ter algo de estúdio que não foi lançado na voz do saudoso Eliano para poder ouvir? Enfim, essas e outra possibilidades são existentes com essas "sobras" que estão guardadas nos estúdios da SomZoom.


Quando as bandas fazem isso com boa vontade e nos entregam com um resultado final decente, trabalhando direito com uma edição que valerá a pena, nos dando a possibilidade em tiragem física (em slipcase para ficar mais bacana), com uma arte legal, eu acho que elas devem lançar sim, principalmente em se tratando de uma banda do tamanho da importância que o Forró Mastruz com Leite tem.

Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)