Novidades

NETO LEITE SE DESPEDE DO FORRÓ MASTRUZ COM LEITE

Neto Leite

Depois de 34 anos de SomZoom e mais de duas décadas de Mastruz com Leite, o cantor Neto Leite se despede da banda mãe.


Depois de vários noticiários especularem, desde quarta-feira (30 de outubro de 2024) alguns portais já vinham noticiando sobre a saída do cantor Neto Leite do Forró Mastruz com Leite. Hoje, usando o seu perfil oficial no Instagram, o talentoso cantor o utilizou para informar o seu desligamento dos vocais do Forró Mastruz com Leite. Através de um vídeo, Neto disse:


Olá pessoal. Hoje venho compartilhar com vocês uma nova fase da minha vida. Após 24 anos no Mastruz com Leite, 10 de Catuaba com Amendoim (...) eu estou me desligando da empresa do Mastruz com Leite. Vou cumprir a agenda até o final de novembro, mas quando começar dezembro aí vem uma nova etapa da minha vida. Estou começando a carreira solo.

Eu conto com o apoio de vocês que eu sempre tive. Vou continuar nos palcos se Deus quiser, levando alegria para todos vocês, cantando as músicas, inclusive as que gravei no Mastruz com Leite também e músicas in´ditas que estão no meu novo trabalho.

Então eu quero agradecer a todos vocês pelo carinho de todo esse tempo. Espero que vocês continuem acompanhando o meu trabalho que eu tenho muita coisa boa ainda para cantar para vocês. Muitas músicas para mostrar para vocês.

Agora em dezembro darei o pontapé inicial ao meu trabalho e vou abrir também a agenda. Quero também abraçar e agradecer a todos os meus fãs, a todos os forrozeiros, toda essa galera que acompanhou o meu trabalho ao longo desses anos e dizer que a saga continua.

Com certeza a gente vai se divertir bastante, curtir muito forró, cantar muito forró e dançar por esse Brasil à fora, tá bom?! Conto com todos vocês! Beijo e estamos juntos!


A trajetória musical do cantor Neto Leite começou quando ele tinha por volta dos seus 8 a 9 anos. Neto começou a tocar gaita de boca. Em um local chamado Coronzol no município de Jucás no Ceará, onde o futuro cantor foi para uma casa de farinha e lá tinha um rapaz com uma sanfona, garoto curioso, o então jovem Neto foi contestado por ter pego em seu instrumento musical.

Interessado, Neto pediu para o seu pai comprar um acordeom e a partir daí foi onde ele começou a tocar os primeiros acordes, não diferente de muitos, começando pelo sucesso "Asa Branca". Sanfoneiro autodidata, ele se inspira no cantor em Lindolfo Barbosa (Lindú) do Trio Nordestino para cantar o forró.

A sua trajetória de vida vem do pouco estudo e bastante suor. Neto trabalhou de servente de pedreiro ainda quando muito jovem para ajuda a comprar os enxovais para os irmãos recém nascido. Além disso, o interprete de grandes pérolas do forró foi pescador para vender peixe no caminhão que o seu pai usava para revendê-los.

Neto também trabalhou no roçado quando criança. Estudava no horário da tarde e no turno da manhã, onde tinha que ir até o açude para coletar água e ainda ir para a roça. Seu nome Neto, veio através da sua avó paterna, pois ela queria que a sua mãe tivesse colocado nele o nome do seu avô, José Manuel Leite Neto.

Segundo o cantor, a sua avó era racista, e como ela não queria que o seu pai casasse com a sua mãe por ser negra, ela então não resolveu dá esse gosto para a sua avó, dando-lhe o nome de Francisco José Leite Filho. Mesmo assim, a sua avó sempre o tratou por Neto.

Ainda em Carius, antes de ir para o Forró Mastruz com Leite, Neto criou uma banda chamada Os Descente do Forró que tocava na região. Quando foi em 1990, Jean, baterista da região, foi convidado para tocar com ele, onde logo em seguida o percursionista seguiu rumo para a cidade de Fortaleza, ser então músico do Forró Mastruz com Leite.


Por uma indicação do Jean, o Neto Leite então seguiu o mesmo destino, ser o então sanfoneiro da banda percursora do forró, cuja primeira passagem durou algo próximo de 4 anos gravando quatro discos: O "Arrocha o Nó, onde canta os sucessos "Cavaleiro Alado" (Alcymar Monteiro/João Paulo Jr.), "Coração Velho (Edinir Maia), "Mulher Não Se Aluga" (Zenilton/Juarez Santiago), "No Terreiro da Fazenda" (K. Boclinho/João Silva), "Casaca de Couro" (Rui de Moraes e Silva) e "Milho Novo" (João Silva).

Gravou também o disco "Só Pra Xamegar", deixando a sua voz registrada nas eternas canções "Eu Agradeço" (César Augusto/Gabriel/Cardoso), "Rei do Baralho" (Teixeirinha) e "Na Emenda" (Manoel Elzébio/Juarez Santiago). Já no "Coisa Nossa", terceiro trabalho do Mastruz com Leite, Neto Leite gravou as pérolas "Pneu Furado" (Sirano), "Raízes do Nordeste" (Rita de Cássia), "Vaqueiro Apaixonado" (Zé Maria/Rafael Santos) e "Sina de Caboclo" (Chico Pessoa). Já no "Rock do Sertão", as canções gravadas em sua forte voz foram "Carta de Marginal" (Lucas Evangelista), "Passeando Pelo Nordeste" (Luíz Fidélis), "Eu Não Sou Galinha, Não" (Luíz Fidélis) e "Meio Dia (Luíz Fidélis).


Depois da saída do Mastruz com Leite, Neto foi cantor da então banda Balaio de Gatos também da SomZoom, mas foi na Catuaba com Amendoim que seu nome ficou eternamente marcado, já que foi nessa sua passagem pelo grupo que o interprete deu vida com a sua voz ao sucesso "Saga de Um Vaqueiro" (Rita de Cássia).

Neto também teve uma trajetória em carreira solo, até voltar para o Forró Mastruz com Leite no ano de 2007 gravando o disco "Arrocha o Nó II" e trazendo a sua sanfona e a sua voz gravando mais uma vez a canção "Saga de Um Vaqueiro". Nesse trabalho o cantor gravou as canções "Bomba no Cabaré", "Cão Farejador" e "Fatos Reais".


Foto reprodução



Desde a sua volta, foram gravados mais seis discos com a presença do Leãozinho (apelido carinhoso dado ao Neto Leite por seus companheiros de estrada), além do segundo DVD oficial do Mastruz com Leite que foi gravado em Caruaru no ano de 2007. Nesse trabalho o talentoso cantor gravou as músicas "Saga de Um Vaqueiro", "Bomba no Cabaré", "Menino Cagado" (Carlito Matos), "Onde Canta o Sabiá" (Rita de Cássia), "Namoro na Fazenda" (Zé Maria/Rafael Santos), "Vida de Vaqueiro" (Ednir), "Meu Cenário" (Petrúcio Amorim) e "Trem do Forró" (Jorge Nobre).

Neto gravou também no Mastruz com Leite o álbum "Em Todos os Sentidos", o quadragésimo terceiro disco da banda em que canta as canções "Em Todos os Sentidos" (Fransalles Pacajus), "Inconsolável" (Renato Moreno/Beto Caju), "Errei, Você Errou" (Fran Rodrigues/Neto), "Eu Acho Que Tu Tá Se Achando" (Renato Filho/Marquinhos Paz), "Obra de Arte" (Renato Filho/Marquinhos Paz), "Cirurgia Plástica" (Mildo Medeiros), "Canindé Que A Gente Ama" (Mascote) e "Mulherada" (Ribeiro Santos/Christian Santos).

Já no disco "Vaquejada & Forró", Neto soltou o seu gogó de ouro para gravar as canções "Promessas de Amor" (Jonas Alves), "Por Causa Dela" (Jonas Alves), "Minha Caneta É A Enxada, O Sertão A Minha Escola" (Jonas Alves), "Mulher Ingrata e Fingida" (Chico Alves), "Você Quer ou Não Quer?" (Jonas Alves), "Saudade" (Jonas Alves), "Nosso Jeito de Amar" (Gilberto Moura), "Boi de Carro" (Delmiro Barros/Fenelon Dantas), "Amor de Mulher de Gado" (França), "Faça Sucesso" (Jonas Alves), "Coração Turista" (Nonato Costa/Raimundo Nonato) e "Conselho ao Filho Adulto" (Sebastião Dias).

Em 2016 em conjunto com os vocalistas Samara Madeira, Lívia Mara e Rayner Rilker, Neto esteve na gravação do DVD de aniversário do também cantor Frank Aguiar cantando o sucesso "Moto Táxi" (Lucas Evangelista/Luzia Dias).


Neto Leite
Reprodução Mastruz com Leite


Nessas celebrações de ter sua voz e imagem como representativa da banda pioneira do forró eletrônico, Neto também foi convidado para subir ao palco de outros grandes eventos celebrativos, entre eles no DVD "Um Show de Emoções" do Forró Limão com Mel, onde os vocalistas do Mastruz com Leite cantaram ao lado de César Sales a música "Plano A, Plano B" (Juarez Jr.).




Mais recentemente Neto também esteve nos DVDs gravados pelas bandas Fulô de Mandacaru cantando "Vaqueiro Predestinado" e no da Banda Magníficos interpretando o sucesso "Onde Canta o Sabiá", além do pout-porri "Baião", "Qui Nem Jiló" e "Paraíba" ao lado de Frajola e Samara Souto.





No interim desses trabalhos presentes na discografia oficial da banda, Neto Leite (antes conhecido por Neto Rapariga) gravou alguns discos promocionais no Forró Mastruz com Leite, entre eles está o singles "Cartão Cred Puta" e o "Solando Pra Você Dançar e Cantar ao vivo em Alto Santo" esse que veio a ser o quadragésimo quinto disco do Mastruz com Leite (Solando Pra Você Dançar e Cantar).





Ainda na discografia oficial, Neto esteve junto com os músicos do Mastruz com Leite para gravar o "Na Contramão Como Preferencial". Nele, o cantor gravou as canções "Toda Mulher" (Jeová de Carvalho/Gilson Martins), "Receita Perfeita" (Ferreira Filho/Rômulo César/Didi Barros), "As Três Coisas Que Mais Quero" (Clébio Diniz), "Coração em Pedaços" (Lorival Pereira), "Mãe Maria e Pai Chico Fulô" (Rita de Cássia), "Tiro Certo" (Ferreira Filho/Rômulo César/Didi Barros), "Eu e Minha Bela" (Ferreira Filho/Rômulo César) e "Novo Endereço" (Guilherme Dantas/França/Nathalyson).


Canto dos Contos
Mais um projeto que fez sucesso na TV SomZoom


Em virtude dos sucessos das transmissão ao vivo no Youtube com os "Ensaios Interativos" e no "Canto dos Contos", o Forró Mastruz com Leite gravou o seu disco Promocional no ano de 2017, onde Neto tinha como colegas de vozes os cantores Ana Amélia, João Filho, a recém chegada Renara Santos, Vanderson Araújo que também tinha entrada na banda naquele ano e a cantora Ingred Souza. Nesse projeto, Neto deixou sua voz marcante nos sucessos "Relance" (Caninana/Hélio Rodrigues), "Foi Trabalho, Foi Feitiço" (Ferreira Filho), "Só Por Causa de Você" (Ferreira Filho/Didi Barros/Cláudio Mello), "Lavas de Um Vulcão" (Ferreira Filho), "Saga de Um Vaqueiro", "Meio Dia", "Onde Canta o Sabiá", "Amor Pra Mais de Mil", "Vida de Vaqueiro", "Pneu Furado", "Eu Agradeço", "Rei do Baralho", "Meu Cenário", "Eu Não Sou Galinha, Não", "Mulher Ingrata e Fingida", "Cavaleiro Alado"e "Raízes do Nordeste".


Mastruz com Leite
Reprodução Facebook


Em 2016 junto com a turma do Mastruz com Leite o cantor Neto Leite gravou o DVD promocional gravado na cidade de Fortaleza. Na oportunidade ele soltou o seu vozeirão nas canções "Saga de Um Vaqueiro", "Mulher Ingrata e Fingida", "Raízes do Nordeste", "Não Pare a Vaquejada" (Luíz Fidélis), "Meio Dia", "Onde Canta o Sabia", "Amor Pra Mais de Mil", "Tareco e Mariola" (Petrúcio Amorim), "Vida de Vaqueiro", "Os Dez Mandamentos", "Pneu Furado" e "Relance".


Já no último trabalho da discografia oficial do Forró Mastruz com Leite, Neto gravou o DVD promocional que findou esse disco intitulado "São João de Todos os Tempos". No trabalho, o vocalista pôde deixar sua voz registrada nos sucessos "São João de Todos os Tempos (Ferreira Filho/Rômulo César), "Não Me Fale em Casamento", (Luíz Fidélis/Darinéia), "Os 10 Mandamentos" (Dadá di Moreno/Jeová de Carvalho), "Onde Canta O Sabiá", "Meu Cenário", "Amor Pra Mais de Mil" (Ilmar Cavalcante) e "Trem do Forró" (Jorge Nobre).





Além desses trabalhos, Neto participou também dos discos que saíram apenas nas mídias digitais (aqui chamados por nós de álbuns virtuais). Neste caso, o querido cantor participou dos trabalhos "Acústico Imaginar", onde gravou os clipes dos sucessos "Foi Trabalho, Foi Feitiço", "Inconsolável", "Meio Dia", "Namoro na Fazenda", "Onde Canta o Sabiá" e "Receita Perfeita".



Neto Leite
Reprodução Imaginar Filmes




Também pela Imaginar Filmes no ano de 2022, os vocalistas do Forró Mastruz com Leite foram convidados a participar do projeto "Acústico Imaginar Pé-de-Serra" que saiu em formato de EP digital. Na oportunidade Neto regravou "Saga de Um Vaqueiro" e "Meio Dia".

Neto também participou de um projeto destinado para a cantora e poetisa Rita de Cássia. Marcelo Venâncio da Imginar Filmes produziu o LP "Todos Cantam Rita" no ano de 2019 que contou com a participação de grandes nomes do cenário forrozeiro como Aduílio Mendes, Kátia Cilene, Socorro Lima, Vanderson Araújo, Emanuela Morais, Yara Tchê, Caninana, Adma Andrade e o próprio Neto Leite que neste trabalho cantou "Onde Canta o Sabiá".





Também naquele ano o Mastruz com Leite retornou aos estúdios para gravar o seu MP3 "Terapia - Forró Sem Efeito Colateral" que contou com o Neto cantando "Eu Acho Que Tu Tá Achando", "Dois Rubis" (Petrúcio Amorim), "Avoante" (Aciolle Neto), "Foi Bom te Amar" (Jorge de Altinho), "Mulher Ingrata e Fingida", "Amor de Rapariga", "É Desse Jeitim, "Onde Canta o Sabiá", "Amor Pra Mais de Mil", "Vida de Vaqueiro", "Meio Dia", "Raízes do Nordeste", "Inconsolável", "Só Bilando", "Receita Perfeita", "Lavas de Um Vulcão", "Meu "Velho Ipojuca", "Filho do Dono" e "Errei, Você Errou".


Neto emprestou o seu talento para diversos singles gravados em nome do Forró Mastruz com Leite, entre eles o da "Vaquejada Da Fazenda Mastruz com Leite", "No Maior São João do Mundo Com a Metropolitana FM" e "Brinquetes Mastruz com Leite". Além desses, Neto também gravou diversos singles que foram registrados na sua voz, entre eles: "Adeus", "Arraiá Virtuá" (Ferreira Filho/Rômulo Santa Ray), "Canarinha do Sertão" (Luíz Fidélis), "Chico Anysio do Brasil" (Renato Moreno), "Dança do Dia-a-Dia" (Flávio Leandro), "Lei Seca", "Não Pare a Vaquejada, Não", "O Hexa é Nosso", "Plantando Esperança" (Rômulo Santa Ray), "Posto Ipiranga", "Relance", "Usa Havaianas" (Gil Lima), "Voltando a Minha Terra" (Severino Pessoa). Neto cantou também junto com João Filho e Rayner Rilker o outtake "O Canto da Ema", "Sebastiana" e "Quadro Negro" em homenagem ao Jackson do Pandeiro.


Reprodução Imaginar Filmes

Para celebrar os 20 anos do Forró Mastruz com Leite a produção da banda fechou o ano de 2020 com o lançamento do seu DVD acústico "Tempo Para Tudo". Um produto intimista e dos mais belos já produzidos por uma banda de forró sob a tutela da Imaginar Filmes. Neste trabalho glorioso o cantor Neto pôde soltar a sua voz nos sucessos "Avoante", "Saga de Um Vaqueiro", "Dois Amantes" (Guedes Neto/Judivan Macêdo) e "Receita Perfeita".





No período pandêmico que se estendeu de 2019 a meados de 2021, Neto nos deu esperança de dias melhores ao poder vê-lo junto ao Mastruz com Leite nas transmissões de livestream “Encerramento dos Festejos Juninos”, “Show do Bem”, “A Minha, A Sua, A Nossa História”, na do projeto “Todos Cantam Mastruz”, “Esquenta São João Super Lagoa” e na do “Serra de São Bento”.


No ano seguinte (2022), o Mastruz com Leite retornou aos estúdios para gravar o disco que homenageia a poetisa do forró eletrônico no brilhante trabalho “Mastruz com Leite canta Rita de Cássia”. Dessa forma, Neto cravou seu vozeirão nas músicas "Saudade Danada", "Príncipe do Nada", "Um Belo Cinquentão", "Festa de Vaquejada", "Coração do Vaqueiro" e "Promessa de Romeiro". Ainda nessa sua passagem na banda mãe, o ícone do forró gravou junto com Renara Santos, Mara Rodrigues, Vanderson Araújo, Larissa Ferreira, Ingred Souza e os músicos do Mastruz com Leite o DVD promocional “Rolê Junino”, cantando e encantando nas faixas "São João de Todos os Tempos", "Quer Vê Eu Querer, Me Dê" (Luíz Fidélis), "Arraiá Virtuá",e "Quero Ser Teu Gato" (Rômulo César/Rogério Nobre).


Mastruz com Leite
DVD Rolê Junino


Já no ano passado (2023) a turma do Imaginar Filmes convidado mais uma vez o Mastruz com Leite para um novo projeto, agora em parceria com a banda irmã Cavalo de Pau. Assim nasceu um dos mais brilhantes produtos já feitos para bandas de forró, o "Acústico Imaginar Mastruz & Cavalo". Nele, os vocalistas de ambos os grupos musicais soltaram a sua voz para cantar diversos sucessos, aqui Neto Leite emprestou o seu dom para as pérolas "Meio Dia", "Filho do Dono", "Conselho ao Filho Adulto", "Errei, Você Errou", "Barraco" e "Voltando a Minha Terra".


Mastruz & Cavalo
Reprodução Acústico Imaginar


Neto também está no álbum virtual "São João no Forrobodó" gravado no ano passado. É claro que a trajetória do cantor Neto Leite no Mastruz com Leite passa muito além das participações em produtos, gravações de discos, viagens, entrevistas e tudo mais que um artista carrega consigo.





Neto Leite faz parte de um grupo seleto que bateu o pé em defesa da bandeira do autêntico forró ao ponto de que por indicação médica foi obrigado a largar profissionalmente a sua parceria de show (sanfona) para uma longevidade artística. Neto se vai do Mastruz com Leite, mas é claro que toda a história construída ao longo dessas décadas estarão guardadas por fãs e não fãs do forró, pois como beber água é essencial para manutenção da vida, ter ouvido alguma música na voz do Neto Leite fez parte de algum momento para relembrar o quão é bom ser Nordestino.

Mais do que uma bela história de vida e um sobrenome ao qual nessas curiosidades da vida se confundiu com o nome da banda que veio fazer parte para marca a sua trajetória musical em mais de duas décadas, mais do que apenas uma voz que está eternizada em uma obra com quase dez minutos de duração, Neto vive de sua autenticidade que levaremos sempre para todos os cantos, pois defender as tradições musicais - essas que sempre fez questão de deixar claro por onde passou - faz parte da obrigação de qualquer pessoa que já viu ou vive a nordestinidade.

Estamos chorando, mas é por uma saudade já presente. Não serão necessárias muitas delongas para agradecer ao Neto Leite por tudo, pois dentro da simplicidade dessa frase está carregado muito sentimento puramente verdadeiro. Nós que fazemos o Fã Clube Arrocha o Nó desejamos mais do que sucesso na vida profissional e pessoal. Que Deus o dê uma longevidade cheia de graças, de muita fé, musicalidade, bonança ao lado de familiares e amigos e de nossa parte pode sempre contar quando precisar. Somos seus súditos.

Neto Leite


Te damos licença para sair dos palcos com a Mastruz com Leite, mas as cortinas jamais se fecharão para uma estrela como você é de nome e sobrenome, Neto Leite. Obrigado por tanto! A gente se vê.



Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)